ESCREVA UM COMENTÁRIO! Clic Aqui

quinta-feira, 2 de abril de 2009



Dólar fecha com queda de quase 2% em meio ao otimismo sobre G20
Moeda dos EUA terminou o pregão cotada a R$ 2,235.Valor da divisa acompanhou movimento dos mercado mundiais.


Investidores manifestaram otimismo com reunião do G20 na Inglaterra. (Foto: Divulgação)
O dólar teve um pregão de recuo frente ao real nesta quinta-feira (2), influenciado pelo otimismo que contagia a maior parte do mercado fincneiro mundial com a reunião do G20, em Londres. A moeda americana terminou cotada a R$ 2,235, com baixa de 1,97%.



Os investidores reagiram com otimismo à conclusão do encontro do grupo que reúne os países ricos e os principais emergentes na capital britânica. De acordo com o primeiro-ministro inglês, Gordon Brown, os países-membros terão investido por conta própria US$ 5 trilhões, até 2010, para restabelecer a atividade econômica. Segundo ele, novas medidas de regulação sobre os chamados "paraísos fiscais" vêm para complementar esse trabalho individual dos países.


O grupo também promete injetar US$ 1 trilhão em dinheiro novo na economia, incluindo o compromisso de triplicar os recursos à disposição do Fundo Monetário Internacional (FMI), hoje em US$ 250 bilhões, para US$ 750 bilhões. Além disso, o primeiro-ministro britânico também anunciou que US$ 250 bilhões adiconais serão usados para promover o comércio internacional.

Reação
"O otimismo no mundo inteiro é mais em função do G20. Mas logo volta tudo, acho que é um momento fantasioso", avaliou José Roberto Carreira, gerente de câmbio da Fair Corretora, referindo-se à persistência dos efeitos da crise global.

Operadores avaliaram que um movimento de desmonte de posições compradas (que, na prática, apostam na alta do dólar) reduziu a procura pela divisa norte-americana, também ajudando da redução do valor da divisa americana.Frente ao viés positivo do mercado, o humor não foi prejudicado mesmo pelo anúncio do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos que os novos pedidos de auxílio-desemprego no país atingiram a máxima em 26 anos, enquanto os pedidos contínuos alcançaram o maior patamar já registrado.


Bovespa sobe mais de 4% e avança para maior patamar desde outubro
Reunião do G20 gerou otimismo nos mercados financeiros globais.Bolsa brasileira teve alta de 4,19% e fechou aos 43.736 pontos.
Operadores na Bolsa de Valores de São Paulo (Foto: Reprodução / TV Globo)
A Bolsa de Valores de São paulo teve um dia de forte valorização nesta quinta-feira (2), em meio à uma tendência positiva nos mercados mundiais gerada pelos resultados da reunião do G20 em Londres, e avançou para o maior valor desde o dia 3 de outubro de 2008. Ao final do pregão, o índice Ibovespa teve elevação de 4,19%, aos 43.736 pontos. O giro financeiro foi de R$ 5,8 bilhões, o maior do ano.

Leia também:
Dólar fecha com queda de quase 2% em meio ao otimismo sobre G20
Ao longo do pregão, os mercados repercutiram de forma crescentemente positiva à divulgação dos compromissos da reunião do G20, em Londres, que incluem liberação de US$ 1 trilhão adicional para empréstimos a países em dificuldade, a serem liberados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), além de mais regulação para os bancos e o fim da era dos "segredos bancários".

"Acordamos que normas internacionais de contabilidade terão que ser estabelecidas, com novo critério de classificação de crédito. (...) O segredo bancário tem que ser terminado", disse o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, ao anunciar as medidas. "Vamos limpar os bancos para promover o aumento de empréstimos às famílias e empresas."
"Esse US$ 1 trilhão é dinheiro novo. É dinheiro gerado através do FMI emitindo seus direitos especiais e do crédito comercial, que vem de agências de exportação", frisou o primeiro-ministro. Com esse dinheiro novo, o Fundo poderá liberar empréstimos a nações em dificuldades, como o México, que solicitou US$ 47 bilhões no início desta semana.

Outros pregões
Nos Estados Unidos, o dia também foi de otimismo nas bolsas, com os analistas indicando que a chance de o mercado ter atingido e deixado para trás as mínimas da crise aumentou, seguindo a divulgação de alguns indicadores econômicos menos preocupantes. Por volta das 17h10, o índice industrial Dow Jones apontava elevação de 3,42%, aos 8.026 pontos.

Na Europa, o pregão seguiu a tendência e foi de forte valorização. Os principais índices encerraram em alta pelo terceiro pregão consecutivo. O índice FTSEurofirst 300, referência dos mercados acionários europeus, valorizou-se em 4,9%, para 781 pontos. Entre os principais mercados, Londres teve alta de 4,28%, Frankfurt subiu 6,07% e Paris ganhou 5,37%.

Os agentes também assimilaram a decisão do Banco Central Europeu (BCE) que cortou a taxa de juros na Zona do Euro em 0,25 ponto percentual, para 1,25% ao ano. A redução foi menor do que a esperada.

(Com informações do Valor OnLine e da EFE)


G20 anuncia mais regulação para criar 'mecanismos de alarme' para a economia
Bônus de executivos e paraísos fiscais terão mais fiscalização.Recursos adicionais de US$ 1 trilhão estarão disponíveis à economia.


A declaração final da reunião do G20 (grupo de líderes de países desenvolvidos e em desenvolvimento), detalhado nesta quinta-feira (2) pelo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, mostrou um comprometimento das nações envolvidas em aumentar a vigilância sobre o balanço dos bancos e os paraísos fiscais para acabar com os "segredos bancários" e garantir um "sistema de alarme precoce" para crises econômicas.

"Nós acordamos que normas internacionais de contabilidade terão que ser estabelecidas, com novo critério de classificação de crédito. (...) O segredo bancário tem que ser terminado", disse ele, afirmando que as novas regras serão impostas a uma lista de paraísos fiscais. "Vamos limpar os bancos para promover o aumento de empréstimos às famílias e empresas."
De acordo com Brown, os países-membros terão investido por conta própria US$ 5 trilhões, até 2010, para restabelecer a atividade econômica. Segundo ele, as medidas de regulação vêm para complementar esse trabalho individual dos países. Conforme o primeiro-ministro britânico, as novas regras serão aplicadas de forma conjunta, imediatamente, pelos países-membros do G20.

Lula 'é o cara', diz Obama durante reunião do G20, em Londres
Presidentes se encontraram durante almoço de líderes.Para Obama, Lula é o 'político mais popular do mundo'.



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou um elogio do presidente dos EUA, Barack Obama, nesta quinta-feira (2). Ao encontrar o presidente brasileiro durante almoço que fez parte da reunião de líderes do G20 (grupo de países desenvolvidos e em desenvolvimento), em Londres, na Inglaterra, Obama afirmou que Lula "é o cara" e que o presidente brasileiro é o "político mais popular do mundo".

"É porque ele é boa pinta", frisou o presidente norte-americano, ao lado do secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner.

Lula tem uma agenda cheia nesta quinta-feira. O presidente vai se encontrar depois do encontro do G20 com o colega chinês, Hu Jintao. Os dois devem conversar, entre outros assuntos, sobre a possibilidade da criação de uma moeda internacional sem ligação com qualquer país para substituir o dólar. Depois, Lula concede uma entrevista à rede britânica "BBC".

O presidente Lula fará nesta sexta-feira uma visita ao canteiro de obras do Parque Olímpico de Londres para os Jogos de 2012. O objetivo promover a candidatura do Rio para sediar as Olimpadas de 2016.

Segundo Embaixada do Brasil em Londres, devem juntar-se à comitiva brasileira o ministro dos Esportes, Orlando Silva, o governador fluminense, Sérgio Cabral, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.

(Com informações da Globo News e Agência Estado)

Petróleo sobe quase 9% com onda positiva nos mercados

Barril teve alta de 8,7% e fechou a US$ 52,64 em Nova York.Reunião do G20 em Londres animou investidores.

Plataforma de extração de petróleo da Petrobras (Foto: Divulgação)
Os preços do petróleo registraram no pregão desta quinta-feira (2) a maior valorização em três semanas, estimuladas pelas iniciativas discutidas durante o encontro do G20 em Londres, que geraram uma onda positiva nos principais mercados financeiros globais..O contrato de petróleo do tipo WTI negociado em Nova York para o próximo mês fechou em alta de US$ 4,25 (valorização de 8,7%), para US$ 52,64. Em Londres, o barril de Brent para maio apontou valorização de US$ 4,31, para US$ 52,75.

Medidas
Os países participantes do G20 concordaram em providenciar US$ 1 trilhão, via Fundo Monetário Internacional (FMI) e outros organismos multilaterais, para ajudar as economias prejudicadas pela crise e estimular o comércio internacional. O estímulo fiscal total dos países integrantes do G20 é estimado em US$ 5 trilhões, segundo o primeiro-ministro britânico Gordon Brown. A alta da commodity acompanhou também a valorização no mercado acionário e de outros ativos. Também colaborou para as compras o fato de o dólar ter se desvalorizado mais uma vez em relação ao euro após o Banco Central Europeu reduzir a taxa de juro da região.




Torço pelo Obama como torço para o Ronaldão do Corinthians, diz Lula
'Sou torcedor do Obama desde que ele virou candidato', afirmou. Presidente dos EUA disse que Lula é o político 'mais popular do mundo'.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva devolveu nesta quinta-feira (2), durante entrevista em Londres, na Inglaterra, os elogios que recebeu do colega norte-americano, Barack Obama. "Torço pelo Obama assim como torço pelo Ronaldão do Corinthians", disse Lula.

Mais cedo, ao encontrar o presidente brasileiro durante almoço que fez parte da reunião do G20, Obama afirmou que Lula "é o cara" e o "político mais popular do mundo". "É porque ele é boa pinta", frisou o presidente norte-americano.Em entrevista após o episódio, Lula disse que gosta muito do presidente americano. "Rezo muito mais para ele do que para mim mesmo, porque o pepino dele é muito maior do que o meu", frisou, lembrando que é "torcedor do Obama desde que ele virou candidato". Ele frisou também que Obama "parece um de nós" (brasileiros). "É uma oportunidade única para a América Latina de estabelecer uma nova relação com os EUA. (...) Se você encontrar o Obama no Rio de Janeiro, você pensa que ele é carioca; se encontra na Bahia, pensa que é baiano."

Nenhum comentário:

Postar um comentário